Jovem pode viajar de graça

Como conseguir passagem de graça pelo ID jovem?

E para você conseguir uma passagem de graça , basta se deslocar aos pontos de venda de bilhete e efetuar a compra para o destino desejado apresentando sua ID Jovem .

Como estudantes podem viajar de graça?

É lei! Jovens de 15 a 29, com renda de até dois salários mínimos, podem viajar de graça de ônibus em rotas interestaduais. O direito está previsto pelo Estatuto da Juventude (lei nº 12.852/2013, decreto nº 8.537/2015) e foi regulamentado pela ANTT, em 2016 .

Como fazer para jovem viajar de graça?

Para conseguir uma passagem interestadual gratuita, o interessado deve fazer uma reserva, no mínimo, três horas antes da viagem. O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete.

Quem tem direito a passagem de ônibus grátis?

Tem direito ao benefício as pessoas com idade igual ou maior que 60 anos e com renda igual ou menor que dois salários mínimos. As passagens para idosos são válidas para todos os horários de ônibus convencionais.

Como comprar passagem de avião com ID jovem?

ID Jovem passagem aérea A identidade dos jovens também permite fazer uma viagem de avião de forma totalmente gratuita. Basta ter o seu cadastro ativo. A compra da passagem aérea deve ser feita da mesma forma. Você precisa apresentar a sua carteira e um documento oficial com foto.

Como conseguir viajar pelo ID jovem?

Para usar o benefício, basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto. Essa possibilidade vai permitir que jovens de baixa renda que não estudam também paguem meia entrada em diversos eventos.

You might be interested:  Para onde viajar em janeiro 2020

Como viajar de graça com o número do NIS?

O documento pode ser emitido pelo site do programa ou pelo aplicativo ID Jovem. Basta digitar o nome da mãe, nome completo, data de nascimento e o número do NIS . O cartão, que é virtual, é gratuito e tem validade de 180 dias.

Como fazer a carteira de viajar de graça?

Para emitir o documento, o idoso precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, que identifica famílias de baixa renda. A solicitação da Carteira é feita em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) gratuitamente.

Quem recebe Bolsa Família pode viajar de graça?

Jovens brasileiros com renda familiar de até dois salários mínimos podem viajar de graça pelo Brasil. O Programa Identidade Jovem dá acesso gratuito ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Só para viagens entre estados diferentes. A regra é a mesma para viagens de ônibus, trem e embarcações.

Como retirar passagem com ID jovem?

Regulamento para compra com ID Jovem O jovem pode solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno para a data que melhor lhe convém; A reserva ou compra da passagem deve ter antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida.

Como pagar menos em passagens de ônibus?

Os viajantes podem usar o aplicativo Buser para ter descontos de até 60% nas passagens de ônibus . Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o serviço conecta passageiros com destino em comum, a fim de fretar ônibus .

Quem tem direito à gratuidade?

Idosos e crianças têm garantido por leis o direito de circular gratuitamente, ou com tarifa reduzida, no transporte público das cidades. A gratuidade é assegurada desde a Constituição de 1988 e pelo Estatuto do Idoso de 2003, porém a extensão do benefício pode variar de acordo com a legislação do município.

You might be interested:  Quanto custa viajar para jericoacoara

Quem tem direito a passe livre em ônibus?

Todas as pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício, que é a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus , barco ou trem.

Quem tem direito à gratuidade no transporte interestadual?

Tem direito ao benefício as pessoas com idade igual ou maior que 60 anos e com renda igual ou menor que dois salários mínimos. As passagens para idosos são válidas para todos os horários de ônibus convencionais.