Idoso pode viajar sozinho

Qual o limite de idade para viajar sozinho?

Quem tem até 16 anos completos agora precisa apresentar uma autorização judicial para viagens domésticas se quiser viajar sozinho . É o que determina a nova Lei 13.812, de 16 de março de 2019, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre a idade com que menores podem viajar desacompanhados.

Quando o idoso pode viajar de graça?

Quem tem mais de 60 anos e renda mensal de até dois salários-mínimos conta com uma facilidade na hora de viajar de ônibus. O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03) garante a gratuidade ou desconto na hora de comprar passagens rodoviárias interestaduais.

Como o idoso pode viajar de graça de avião?

Se aprovado, o decreto se estenderá para viagens de avião , e idosos acima de 60 anos e renda inferior a dois salários mínimos terão direito a descontos a partir de 50% e, até mesmo, assentos gratuitos em voos nacionais. Por enquanto, não há tarifas promocionais, isenção ou desconto para idosos .

Como comprar passagens para idosos?

O idoso deve solicitar o bilhete de viagem nos pontos de vendas próprios da transportadora ou nos guichês terceirizados, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.

Qual é a idade mínima para viajar sozinho de ônibus?

Idade mínima para menores viajarem de ônibus sozinhos sobe para 16 anos. Uma nova regra do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) publicada define uma nova idade para crianças e adolescentes fazerem viagens de ônibus desacompanhadas dos pais mediante autorização judicial.

Onde tirar autorização para menor viajar sozinho?

Como pedir a autorização judicial para menor viajar sozinho Para pedir uma autorização judicial, os pais ou responsáveis legais pela criança devem comparecer à Vara da Infância e Juventude que fica no Fórum da cidade. Chegando à vara, basta apresentar os documentos e solicitar gratuitamente a autorização judicial.

You might be interested:  Praias do brasil para viajar

Como reservar passagem de ônibus gratuita para idoso?

Como solicitar a gratuidade na passagem de ônibus ? A passagem para idoso deve ser solicitada nos balcões de atendimento da empresa de ônibus ou nos guichês terceirizados. É importante que haja antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida da viagem.

Como conseguir passagem de ônibus gratuita para idoso?

Para a compra da passagem e embarque no ônibus , o idoso deve apresentar os seguintes documentos necessários para a validação de desconto ou gratuidade: Documento válido com foto (Identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista) CPF. Comprovante de renda (Comprovante do INSS ou cópia do extrato bancário).

Qual a idade que o idoso não paga passagem?

Assim, a idade mínima para entrar no ônibus sem pagar pode variar entre 60 e 65 anos , já que o Estatuto estabelece a obrigatoriedade só a partir dos 65 anos , e deixa a critério das administrações a decisão sobre incluir ou não os que têm mais de 60 anos.

Como conseguir desconto de passagens aéreas para idosos?

Assim como ocorre para ter direito à gratuidade nos transportes públicos, bastará ao idoso apresentar documento pessoal que comprove a idade para ter direito ao benefício previsto. As passagens com desconto poderão ser compradas na própria empresa aérea ou em agências de viagem.

Quem tem direito a passagem gratuita de avião?

Qualquer cidadão pode viajar de graça pelo Brasil. Legalmente, a qualquer cidadão é possível viajar gratuitamente de avião , nas aeronaves da FAB. Nesse último caso, somente idosos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda e crianças possuem legalmente o direito de viajar gratuitamente .

Como fazer a carteira do idoso para viagem?

Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando este comprovante e um documento de identidade com foto. A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo.

You might be interested:  Melhores lugares para viajar na america do sul

Onde fazer cartão de passagem para idoso?

Para obter sua Carteira do Idoso , o cidadão deverá fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para isso, deverá comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria municipal de Assistência Social de sua cidade e preencher um requerimento.

Tem como reservar passagem gratuita para idoso pela internet?

De acordo com o texto, as transportadoras deverão garantir, nos sites de reservas e vendas antecipadas de bilhetes, a opção de aquisição de passagem gratuita para os idosos . O procedimento permitirá ao passageiro conhecer com antecedência as datas disponíveis para a viagem com gratuidade.

Como conseguir passagens aéreas de graça?

Para ter direito ao benefício, é necessário que você tenha entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).