Idoso pode viajar de graça para outro estado

Quem tem direito a viajar de graça para outro estado?

Quem tem mais de 60 anos e renda mensal de até dois salários-mínimos conta com uma facilidade na hora de viajar de ônibus. O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03) garante a gratuidade ou desconto na hora de comprar passagens rodoviárias interestaduais.

Como fazer a carteira do idoso interestadual?

Para emitir a Carteira do Idoso , basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria municipal de Assistência Social de cada cidade. Com ela, o idoso será incluído no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e vai receber o Número de Identificação Social (NIS).

Como conseguir passagem interestadual gratuita para idoso?

Junte os documentos necessários Carteira de Trabalho com anotações atualizadas; Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador; Carnê de contribuição do INSS; Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência;

Qual é a idade para viajar de graça?

SÃO PAULO – Os brasileiros que já completaram 60 anos de idade já podem emitir sua Carteira do Idoso e fazer viagens interestaduais de ônibus pagando metade do valor da passagem ou até mesmo de graça , segundo informações do governo federal.

Quem tem direito a passagem gratuita intermunicipal?

Os idosos com mais de 60 anos e com renda menor ou igual a dois salários mínimos têm direito à Carteira do Idoso, documento que permite que estas pessoas tenham desconto de, no mínimo, 50% em passagens de ônibus intermunicipais .

Quem tem direito a passagem de ônibus gratuita?

Estudantes, idosos e pessoas com deficiência, e ainda algumas categorias especiais de trabalhadores, têm garantido por lei – leis federais, estaduais e municipais – o direito de circular gratuitamente , ou com desconto, no transporte público das cidades.

You might be interested:  Melhores lugares do nordeste para viajar

Como fazer a carteira do idoso para viagem?

Para obter sua Carteira do Idoso , o cidadão deverá fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para isso, deverá comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria municipal de Assistência Social de sua cidade e preencher um requerimento.

Como conseguir o passe livre interestadual?

Basta apresentar a carteira do Passe Livre do Governo Federal junto com a carteira de identidade nos pontos-de-venda de passagens, até três horas antes do início da viagem. As empresas são obrigadas a reservar, a cada viagem, dois assentos para atender às pessoas portadoras do Passe Livre do Governo Federal.

Como tirar carteira de transporte para idosos?

Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando este comprovante e um documento de identidade com foto. A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo.

Como reservar passagem de ônibus gratuita para idoso?

Como solicitar a gratuidade na passagem de ônibus ? A passagem para idoso deve ser solicitada nos balcões de atendimento da empresa de ônibus ou nos guichês terceirizados. É importante que haja antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida da viagem.

Como conseguir passagem de ônibus gratuita para idoso?

Para a compra da passagem e embarque no ônibus , o idoso deve apresentar os seguintes documentos necessários para a validação de desconto ou gratuidade: Documento válido com foto (Identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista) CPF. Comprovante de renda (Comprovante do INSS ou cópia do extrato bancário).

You might be interested:  Gravida pode viajar de carro

Como conseguir passagem interestadual de graça?

Como faço para viajar de graça de ônibus? Para ter direito ao benefício, é necessário que você tenha entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Qual a idade para conseguir o passe livre do idoso?

O cartão que garante a gratuidade no transporte coletivo urbano (ônibus da capital, metrô e trens da CPTM) e é concedido aos cidadãos com 60 anos ou mais que comprovadamente residam na Região Metropolitana de São Paulo, em Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista ou Jundiaí.

Quem tem direito de viajar de avião de graça?

Qualquer cidadão pode viajar de graça pelo Brasil. Legalmente, a qualquer cidadão é possível viajar gratuitamente de avião , nas aeronaves da FAB. Nesse último caso, somente idosos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda e crianças possuem legalmente o direito de viajar gratuitamente.

Qual a idade que paga passagem de ônibus de viagem?

De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), na Resolução 4.282, não pagam passagem em viagens de ônibus intermunicipais as crianças com até 5 anos 11 meses e 29 dias de idade . Desde que a criança não ocupe uma poltrona, ou seja, ela precisa ir no colo da mãe, pai ou responsável. há mais de um ano.