Como viajar de graça de onibus idoso

Como reservar passagem de ônibus gratuita para idoso?

Como solicitar a gratuidade na passagem de ônibus ? A passagem para idoso deve ser solicitada nos balcões de atendimento da empresa de ônibus ou nos guichês terceirizados. É importante que haja antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida da viagem.

Como funciona a passagem gratuita para idosos?

Mesmo que os dois assentos gratuitos do ônibus já tenham sido reservados para outros idosos , ainda é possível obter pelo menos um desconto. Com antecedência mínima de três horas para viagens de até 500 quilômetros e de seis horas para viagens acima de 500 quilômetros, o idoso tem direito a um desconto mínimo de 50%.

Como fazer a carteira do idoso interestadual?

Para emitir a Carteira do Idoso , basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria municipal de Assistência Social de cada cidade. Com ela, o idoso será incluído no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e vai receber o Número de Identificação Social (NIS).

Quem tem direito a passagem de ônibus gratuita?

Estudantes, idosos e pessoas com deficiência, e ainda algumas categorias especiais de trabalhadores, têm garantido por lei – leis federais, estaduais e municipais – o direito de circular gratuitamente , ou com desconto, no transporte público das cidades.

Tem como reservar passagem gratuita para idoso pela internet?

De acordo com o texto, as transportadoras deverão garantir, nos sites de reservas e vendas antecipadas de bilhetes, a opção de aquisição de passagem gratuita para os idosos . O procedimento permitirá ao passageiro conhecer com antecedência as datas disponíveis para a viagem com gratuidade.

Como conseguir passagens aéreas de graça?

Para ter direito ao benefício, é necessário que você tenha entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

You might be interested:  Quanto custa viajar para o japão

Tem passagem gratuita de avião para idoso?

Se aprovado, o decreto se estenderá para viagens de avião , e idosos acima de 60 anos e renda inferior a dois salários mínimos terão direito a descontos a partir de 50% e, até mesmo, assentos gratuitos em voos nacionais. Por enquanto, não há tarifas promocionais, isenção ou desconto para idosos .

Onde fazer cartão de passagem para idoso?

Para obter sua Carteira do Idoso , o cidadão deverá fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para isso, deverá comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria municipal de Assistência Social de sua cidade e preencher um requerimento.

Quais são os direitos do idoso a partir de 60 anos?

Conheça 8 benefícios concedidos para pessoas acima dos 60 anos Meia entrada em atividades de lazer e espetáculos. Gratuidade no transporte público e interestadual. Isenção no IPTU. Isenção total ou parcial do Imposto de Renda. Limite de reajuste em planos de saúde. Desconto em viagens.

Onde fazer a carteirinha para idoso viajar de graça?

Para emitir o documento, o idoso precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, que identifica famílias de baixa renda. A solicitação da Carteira é feita em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) gratuitamente.

Como conseguir o passe livre interestadual?

Basta apresentar a carteira do Passe Livre do Governo Federal junto com a carteira de identidade nos pontos-de-venda de passagens, até três horas antes do início da viagem. As empresas são obrigadas a reservar, a cada viagem, dois assentos para atender às pessoas portadoras do Passe Livre do Governo Federal.

Como tirar carteira de transporte para idosos?

Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando este comprovante e um documento de identidade com foto. A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo.

You might be interested:  Declaração para menor viajar

Quem tem direito à gratuidade?

Idosos e crianças têm garantido por leis o direito de circular gratuitamente, ou com tarifa reduzida, no transporte público das cidades. A gratuidade é assegurada desde a Constituição de 1988 e pelo Estatuto do Idoso de 2003, porém a extensão do benefício pode variar de acordo com a legislação do município.

Quem tem direito a passe livre em ônibus?

Todas as pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício, que é a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus , barco ou trem.

Quem tem direito a passagem gratuita intermunicipal?

Os idosos com mais de 60 anos e com renda menor ou igual a dois salários mínimos têm direito à Carteira do Idoso, documento que permite que estas pessoas tenham desconto de, no mínimo, 50% em passagens de ônibus intermunicipais .