Com quantos anos pode viajar sozinho de avião

Que idade pode viajar sozinho de avião?

Se o passageiro é um menor entre 16 e 18 anos incompletos, ele poderá viajar sozinho em voos nacionais, basta apenas apresentar um documento oficial de identificação com foto que comprove a idade.

O que precisa para um menor viajar de avião?

Menores de idade (acompanhado dos pais) Documento com foto para identificação (RG), com menos de 10 anos de emissão e em boas condições; Apresentação de Certidão de Nascimento ou RG original, ou cópias autenticadas, junto aos registros originais dos responsáveis comprovando parentesco,

Qual a idade para viajar sozinho de ônibus?

A alteração da regra foi estabelecida pela Lei Federal nº 13.812/2019. O menor de 16 anos pode embarcar em ônibus em rodoviárias acompanhados de um maior de idade com parentesco em até terceiro grau, como tios e avós. Se o menor de 16 anos for viajar sozinho , é necessária a documentação para embarcar.

Quem é de menor pode viajar sozinho?

Quem tem até 16 anos completos agora precisa apresentar uma autorização judicial para viagens domésticas se quiser viajar sozinho . É o que determina a nova Lei 13.812, de 16 de março de 2019, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre a idade com que menores podem viajar desacompanhados.

Como funciona viagem de menor desacompanhado?

Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos pode viajar para outro destino no Brasil desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial. A autorização com firma reconhecida se faz necessária se o menor viaja desacompanhado ou com outro adulto não parente direto.

Onde tirar autorização para menor viajar desacompanhado?

Criança ou adolescente viajando desacompanhado dos pais: o pai e a mãe devem comparecer à sede da 1ª VIJ/DF ou ao Posto de Atendimento do Aeroporto Internacional de Brasília com sua documentação e a da criança ou adolescente para solicitar a autorização , que terá validade de 90 dias.

You might be interested:  Idoso pode viajar de avião de graça

Como fazer autorização para menor viajar de avião?

A autorização deve ser obtida na Vara da Infância e da Juventude pelos responsáveis. A Polícia Federal recomenda que os pais utilizem o modelo de autorização disponível neste link. Se estiver desacompanhada, a criança ou o adolescente precisará da autorização judicial.

Quais os documentos necessários para menor viajar?

Viagens nacionais Os documentos podem ser carteira de identidade ou certidão de nascimento original. Para não andar com a certidão de nascimento para todos os lados, vale a pena providenciar a carteira de identidade da criança em qualquer posto do DETRAN ou no posto de atendimento ao cidadão de sua cidade.

O que é preciso para viajar com menor?

Para voos nacionais, se a criança for viajar com os pais ou parentes até terceiro grau, é necessária a apresentação de RG ou Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, assim como os documentos dos responsáveis comprovando parentesco ou autorização dos pais em duas vias autenticadas, expressando o período da

Como fazer para menor viajar sozinho de ônibus?

Viagem sem a companhia dos pais Com a nova regra, menores de 16 anos que forem viajar sozinhos devem apresentar uma autorização judicial assinada pelos pais ou responsáveis legais. Assim, esta autorização passa a ser um dos documentos para viajar com crianças fundamentais, nesses casos.

Como viajar de ônibus sendo menor?

As crianças menores de 12 anos só poderão viajar com parentes de até 3º grau, desde que o parente seja maior de idade, para viajar com outras pessoas é preciso de autorização judicial feita pelos pais da criança com a firma reconhecida. Essas regras são válidas apenas para viagens dentro do país.

You might be interested:  Para onde viajar em setembro no exterior

Precisa de autorização para viajar de ônibus?

No caso dos maiores de 16 anos, eles podem embarcar no ônibus com um documento de identificação com foto, como o RG. No entanto, essa regra só se aplica ao Brasil. Para passear pela América do Sul, quem tem menos de 18 anos e quer viajar sozinho precisa apresentar uma autorização dos responsáveis legais.